We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.
/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

1.
Berne 2 00:21
2.
Esses Caras 01:24
3.
Berne 4 00:46
4.
Fatal-Fatal 01:03
5.
Berne 7 01:05
6.
Encosto 02:17
7.
Berne 5 01:01
8.
Berne 3 00:32
9.
Negócio 01:24
10.
Berne 6 01:02
11.
Sai do Ar 01:43
12.
Berne 1 03:02

about

RELEASE DO DISCO (por Fernando Augusto Lopes)

Berne, segundo o Dicionário Houaiss, é:

“1. larva da mosca-do-berne (Dermatobia hominis), cujo desenvolvimento final se processa debaixo da pele de mamíferos, incluindo o homem, após ser depositada por mosca ou mosquito que lhe serve de hospedeiro numa fase intermediária; torcel, ura [Após permanecer 45 dias sob a pele dos animais, a larva cai e penetra no solo, onde fica por mais 70 dias, em estado de pupa, até completar o ciclo.] 2. tumor subcutâneo produzido em animais e no homem por ação da larva da mosca-do-berne”.

Os Vermes Do Limbo são uma dupla de Londrina hoje radicada em São Paulo, com mais de vinte anos de atividade, formada por Guilherme Pacola (bateria) e Vinicius Patrial (baixo), que agora é “infectada” em estúdio pela guitarra nervosa de Bernardo Pacheco (Elma, Are You God?), eventual parceiro de palco da dupla.

Pacheco insere suas notas verminosas no subcutâneo da banda e ajuda a parir BERNE_FATAL, disco que é lançado em abril de 2017, e que sucede o bom e impactante EP VRMSXX, de 2016.

A adição de Bernardo na banda pra esse disco acabou criando a brincadeira que gerou o título. Com o guitarrista o trio virou “Bernes Do Limbo”, mas o trocadilho não é ao léu, visto que a guitarra acrescentou uma espécie de vírus na música do Vermes, um intruso bem-vindo.

“Eles vieram aqui no estúdio gravar cinco músicas novas com espaço pra eu adicionar partes de guitarra que eu criasse. Gravamos essas cinco só com baixo e bateria e no fim da sessão desse dia liguei a guitarra e gravamos mais vinte minutos de improvisações curtas, quase sem parar. Numa outra tarde coloquei guitarra nas músicas compostas. No fim ficamos com as cinco músicas compostas e sete improvisações. Misturamos tudo e virou o disco.”, conta Bernardo. As sete faixas improvisadas em estúdio receberam o título de “Berne”, numeradas de 1 a 7.

No total são pouco menos de dezesseis minutos do que se pode chamar de pós-jazz-punk caótico, cáustico e fervilhante. “Na real a gente já fez show de improvisação, Vermes e eu, várias vezes. Costuma dar bem certo, mas em estúdio essa foi a primeira tentativa”, diz. Rob Ranches acrescentou efeitos nas faixas “Fatal-Fatal” e “Encosto”. A gravação é de Bernardo (exceto os vocais, que foram gravados na Manufatura Vermes), que também mixou e masterizou a obra no seu estúdio Fábrica de Sonhos.

BERNE_FATAL sai, a princípio, em duas versões. A primeira é como parte de uma coletânea em K7 pelos selos QTV e Malware. Nessa coletânea BERNE_FATAL se junta a dois registros mais antigos, o já citado EP VRMSXX e HOTEL, um improviso gravado no Hotel Bar, em São Paulo, dia 13 de novembro de 2014, com Rob Ranches e Nick Graham Smith. A outra versão é o disco avulso, em formato virtual, pela Sinewave. A banda ainda espera conseguir realizar uma prensagem em vinil do novo trabalho.

Links:

Videoclipe para a faixa "Negócio"

www.youtube.com/watch?v=Hv0HUY36AbU

Videoclipe para a faixa "Berne 7"

www.youtube.com/watch?v=cGokdEFewus

Ambos por Guilherme Pacola.

credits

released April 28, 2017

license

tags

about

Sinewave Sao Paulo, Brazil

Bandcamp do selo de música subterrânea Sinewave.

contact / help

Contact Sinewave

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like BERNE_FATAL, you may also like: