/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.

      name your price

     

1.
00:21
2.
01:24
3.
00:46
4.
01:03
5.
01:05
6.
02:17
7.
01:01
8.
00:32
9.
01:24
10.
01:02
11.
01:43
12.
03:02

about

RELEASE DO DISCO (por Fernando Augusto Lopes)

Berne, segundo o Dicionário Houaiss, é:

“1. larva da mosca-do-berne (Dermatobia hominis), cujo desenvolvimento final se processa debaixo da pele de mamíferos, incluindo o homem, após ser depositada por mosca ou mosquito que lhe serve de hospedeiro numa fase intermediária; torcel, ura [Após permanecer 45 dias sob a pele dos animais, a larva cai e penetra no solo, onde fica por mais 70 dias, em estado de pupa, até completar o ciclo.] 2. tumor subcutâneo produzido em animais e no homem por ação da larva da mosca-do-berne”.

Os Vermes Do Limbo são uma dupla de Londrina hoje radicada em São Paulo, com mais de vinte anos de atividade, formada por Guilherme Pacola (bateria) e Vinicius Patrial (baixo), que agora é “infectada” em estúdio pela guitarra nervosa de Bernardo Pacheco (Elma, Are You God?), eventual parceiro de palco da dupla.

Pacheco insere suas notas verminosas no subcutâneo da banda e ajuda a parir BERNE_FATAL, disco que é lançado em abril de 2017, e que sucede o bom e impactante EP VRMSXX, de 2016.

A adição de Bernardo na banda pra esse disco acabou criando a brincadeira que gerou o título. Com o guitarrista o trio virou “Bernes Do Limbo”, mas o trocadilho não é ao léu, visto que a guitarra acrescentou uma espécie de vírus na música do Vermes, um intruso bem-vindo.

“Eles vieram aqui no estúdio gravar cinco músicas novas com espaço pra eu adicionar partes de guitarra que eu criasse. Gravamos essas cinco só com baixo e bateria e no fim da sessão desse dia liguei a guitarra e gravamos mais vinte minutos de improvisações curtas, quase sem parar. Numa outra tarde coloquei guitarra nas músicas compostas. No fim ficamos com as cinco músicas compostas e sete improvisações. Misturamos tudo e virou o disco.”, conta Bernardo. As sete faixas improvisadas em estúdio receberam o título de “Berne”, numeradas de 1 a 7.

No total são pouco menos de dezesseis minutos do que se pode chamar de pós-jazz-punk caótico, cáustico e fervilhante. “Na real a gente já fez show de improvisação, Vermes e eu, várias vezes. Costuma dar bem certo, mas em estúdio essa foi a primeira tentativa”, diz. Rob Ranches acrescentou efeitos nas faixas “Fatal-Fatal” e “Encosto”. A gravação é de Bernardo (exceto os vocais, que foram gravados na Manufatura Vermes), que também mixou e masterizou a obra no seu estúdio Fábrica de Sonhos.

BERNE_FATAL sai, a princípio, em duas versões. A primeira é como parte de uma coletânea em K7 pelos selos QTV e Malware. Nessa coletânea BERNE_FATAL se junta a dois registros mais antigos, o já citado EP VRMSXX e HOTEL, um improviso gravado no Hotel Bar, em São Paulo, dia 13 de novembro de 2014, com Rob Ranches e Nick Graham Smith. A outra versão é o disco avulso, em formato virtual, pela Sinewave. A banda ainda espera conseguir realizar uma prensagem em vinil do novo trabalho.

Links:

Videoclipe para a faixa "Negócio"

www.youtube.com/watch?v=Hv0HUY36AbU

Videoclipe para a faixa "Berne 7"

www.youtube.com/watch?v=cGokdEFewus

Ambos por Guilherme Pacola.

credits

released April 28, 2017

tags

license

about

Sinewave Sao Paulo, Brazil

This is our punk-rock

contact / help

Contact Sinewave

Streaming and
Download help

Redeem code